My top tools for remote work

When setting up a remote work culture, it’s fundamental to create processes, establish new rules and arrive at a shared understanding (my previous blog post will give you more context). So, the next…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




A paleta de cores da democracia

Creio que todos aprendemos na escola os significados modernos das cores da Bandeira do Brasil (não aqueles de casas imperiais e outros anacronismos). Verde representa a nossa natureza, azul é o nosso céu com suas estrelas, branco é a paz e amarelo…. a nossa riqueza, simbolizada ali como o ouro. Assim ficou no imaginário de gerações de brasileiros. Pois é exatamente este símbolo que não mostra, historicamente, a nossa riqueza, e menos ainda o faz no presente. Nosso amarelo representa uma história de colonialismo, de subjugação, de escravidão, de matanças, de mentiras, de ganância desmedida, de opressão, de quintos dos impostos, de dependência de um “commodity”, de atávico, de subdesenvolvimento. Hoje em dia cai bem no vestuário de quem assumiu esse atraso com suas atitudes distópicas e, infelizmente, antidemocráticas. É exibido por quem veste uma camiseta de uma seleção que, por sua vez, tem um ideário mercenário e traz consigo a lembrança da desigualdade, da corrupção, da vergonha. Significa a destruição de matas (e lá se vai o nosso verde) em garimpos, grilagens e madeireiras (pseudo-)legais e ilegais. Isso ao custo de chicanas antidemocráticas, negociatas e a costumeira vista grossa indulgente ao crime. Infelizmente, amarelo não é democracia — muitos baniram esta cor de suas vidas. Talvez devêssemos mesmo considerar uma repaginada em nossa bandeira. Nossa riqueza não está na simbologia de um mineral, mas na nossa diversidade humana, cultural, biológica, geográfica. O Brasil precisa mais que um arco-íris inteiro para representar sua riqueza e sua democracia — precisa de toda a paleta de cores e, nesse contexto, os tons de amarelo compõem uma fração do que se deseja para um país digno e democrático. Ah, e aproveitando também, vamos repensar aquele infeliz e mofado “ordem e progresso”, coisa de gente negativa/positivista que não reflete muito sobre o que uma sociedade precisa — pensemos em valores mais nobres como democracia, igualdade, sustentabilidade, diversidade, entre outros. Folha, continue a campanha, porque ela é necessária, mas abandone o amarelo e abrace nossa diversidade!

Add a comment

Related posts:

Reprogram Your Brain

The 42-stich scar over my left eye came from a glass hitting me in the face during high school. I almost lost my vision, and sustained permanent nerve damage. People rarely use the term numbskull…

How significant are online audits?

For private ventures specifically, they can mean the distinction among disappointment and achievement. Any entrepreneur will reveal to you that social survey destinations, for example, Yelp…

Publication Guidelines

Here at The Comment Section, we like to discuss social media content that speaks to us on a deeper level. We believe every voice has the right to be heard. Our goal is to unite our readers and find…